24 setembro, 2002

Beleza!

De repente, uma mulher bonita não seria mal.

Não digo uma beleza elevada ao exagero, dessas de comercial do vinte e um, que parece ter costurado um sorriso de plástico na cara, um sorriso de boneca Barbie que chega a enjoar. Falo de uma beleza simples, de cabelos simples, lábios simples, olhos simples. Nada mais simples que isso.

A mulher realmente bela nem precisa se enfeitar muito. As feiosas irão dizer: "- mas e a vaidade?". É óbvio que a mulher tem de ter vaidade, mas daí a ficar se enchendo de parafernálias e penduricalhos pra ficar bonita é o mesmo que tentar tirar leite de pedra. E tem feia que nem o Pitanguy dá jeito.

Outra coisa é esse negócio de que o que interessa é a beleza interior. Esse papo deve ter sido inventado por alguém pra lá de feio. Todo mundo concorda com isso, dá uma de monge budista, faz de conta que tá mesmo preocupado com a personalidade do outro, mas na hora de escolher entre uma feia e uma bonita, dá um bico na feia, por mais lindas que sejam as suas entranhas. E ainda sai com essa: - o que interessa pra mim, em uma mulher, é a beleza interior... uma vez dentro, beleza!

Mas há algumas lindas que não se se importam muito em sê-lo. São belas, inteligentes, admiráveis, de boa conversa, exigentes e não se deixam levar por modismos. São vaidosas sem serem obcecadas pela opinião alheia. Sabem o quanto são bonitas e valorizam isso, sem perder de vista a própria cultura. Estas mulheres realmente conquistam um homem. As outras, que se firmam apenas em seus peitos, ancas e coxas, dificilmente conseguirão algo além de uma noitada. A menos que os dito-cujos sejam tão insossos quanto elas. E insosso não falta.

O problema é que, nos dias de hoje, a beleza é supervalorizada e ninguém quer ficar atrás. Não defendo a teoria de que devamos todos abrir mão da aparência, que os homens deixem crescer a barriga e as mulheres cultivem pêlos nas axilas, muito ao contrário: acho que todo mundo tem direito à vaidade, até mesmo nós, os feios, desde que não esperemos milagres nem reconhecimento.

Besteira é ficar aguardando ansioso o dia em que uma mulher linda irá lhe parar na rua e dizer “- estou apaixonada por você, pela sua beleza interior... seu fígado é maravilhoso!”

Nenhum comentário: