12 agosto, 2003


CASAMENTO? TÔ FORA!
Porque algumas mulheres ainda preferem comprar uma bicicleta !!!

Minha mãe sempre comenta uma história de quando duas tias, irmãs, iam se casar. Foi mais ou menos assim: meu bisavô tomava as providências convencionais na sala enquanto as duas, ansiosas, espiavam pela fresta da porta tentando adivinhar com qual bom moço dividiriam o resto de suas vidas. Sim, porque naquela época, em que um fio de bigode selava um compromisso, o “até que a morte os separe” tinha seu real significado.
O mais engraçado era que as pobres pensavam em trocar de noivo antes mesmo de saber qual era o seu, já que um era um perfeito Tom Cruise em sua melhor forma e, o outro, bem, o outro o avesso dele.
Mas os tempos mudaram (ainda bem) e muito! Só que quanto mais as mulheres foram conquistando liberdade e independência mais cresceu o número daquelas que não pensam em se casar. As causas, temos das mais variadas, e vale comentar algumas delas, mas sem fazer julgamentos nem particularizar casos.

Causa 1 - Minha liberdade ninguém tira. Casar não é, pelo menos não deveria ser, sinônimo de encoleirar, mas essa questão da liberdade parece ser a principal justificativa. “Deixar” de ser independente e só fazer o que quer, sem ter que dividir nada muito menos dar explicações, realmente assusta.
Contraponto – Os homens têm medo de mulheres assim.
Um amigo meu disse, ainda por esses dias, que esse é um perfil de mulher mais esperta, mais difícil de ser enganada, que o homem terá que estar sempre “atualizado” para não ficar para trás, já que ela geralmente é bem sucedida, tem bom nível cultural, sabe o que quer. Muitos admiram, poucos encaram.
Saldo – É muito mais difícil descolar um cara legal para os seus padrões. Ela até encontra esse 1 a cada 1 milhão, decide finalmente prospectá-lo mas, vai ver, o cidadão não está disponível, por exemplo (falo com conhecimento de causa). Saco! :)

Causa 2 - O príncipe encantado. Todo mundo sabe que rosa tem espinho. Assim como todo mundo sabe que não existe homem perfeito. Então por que raios as mulheres sempre acham que vai pintar o homem dos seus sonhos?
Contraponto – Escolhi, escolhi, acabei nem sendo escolhida.
Um era narigudo demais, o outro tinha umas manias irritantes, o outro bebia muito (é, isso é mau mesmo), ou o outro não usava o Davidoff ou o Ralph Lauren que você tanto gosta de sentir o cheirinho. Tenho uma tia, solteira até hoje, que nunca namoraria, muito menos se casaria, com médico ou advogado. Vai saber porque...
Saldo – Pegou a fama de ser exigente e pode ter afastado aquele que poderia não ser o homem da sua vida, mas que chegaria perto disso se pelo menos tivesse tentado.

Causa 3 - Desilusão x Ilusão. Foram cinco, dez anos de namoro, ou então, seu amor de infância que dançou. Daí você chora, grita, se descabela. E morre. Morre para a vida.
Contraponto – Perigo! Pior que as pessoas acharem que ninguém mais vai servir, e seu lugar na clausura já pode ser reservado, são aquelas que levam adiante um relacionamento falido e não percebem. Muitas vezes um dos dois do casal já sentiu o coração bater mais forte por outra pessoa, de verdade, mas deixa tudo como está. My God! Acomodar não, porque esse já é um sinal de que seu relacionamento também já dançou.
Saldo – Pronto, tanto em um caso como no outro você cegou. Ou deixou de buscar outro alguém para passar por cima da desilusão ou se iludiu casando errado por mero comodismo. Alô! Se algo fosse tão sólido assim, nada teria balançado, ou mesmo, se esfacelado. Percebe?

Se você se identificou com algum desses exemplos, pense a respeito. Repense a sua vida.
Será que você não quer mesmo casar? Será que, ao contrário da época das tias de minha mãe, não é você agora que quer colocar condições? E o principal: será que você ainda não se casou porque não surgiu, ou não conseguiu alcançar, um grande, real e verdadeiro amor? Porque o dia que ele surgir, meu bem, prepare-se: você correrá para o abraço. E feliz. Muito feliz.

Nenhum comentário: